quarta-feira, 7 de abril de 2010

INTELIGÊNCIA E FORÇA DE VONTADE


Certa vez li que existem duas premissas básicas que diferem o ser humano de todos os outros animais.

A primeira é a inteligência e a segunda é a vontade.

Entenda por inteligência todo o conhecimento adquirido em toda a sua existência, desde que nasceu, engatinhou, foi à escolinha, à faculdade, etc.

Conhecimento é toda a informação adquirida. A inteligência é o que você faz com toda essa informação.

Se você deseja pegar um trem para ir a São Paulo e quando chega à estação começa a ler as placas das plataformas, sua inteligência manda que você não pare numa estação que esteja escrito, por exemplo, Curitiba.

É a sua inteligência escolhendo sua ação mediante as informações percebidas.

A inteligência/conhecimento não são livres. Mas a vontade é…

Por que eu digo que o conhecimento não é?

Porque ele está atrelado a tudo que aprendemos em nossa família, no banco da escola, em nosso grupo social. Explico: se eu escrevesse agora a palavra “palhasso” desta forma sua inteligência/conhecimento aceitariam?

Não.

Se eu dissesse que dois e dois são vinte e dois, você iria rir e no máximo ia achar que tratava-se de uma brincadeira.

Porque a verdade é que nosso conhecimento não é livre.

A vontade é.

Exatamente. A vontade é livre.
O que leva a uma pessoa a terminar aquilo que começa? De onde tira forças para ultrapassar os momentos mais difíceis sem desistir? Ultrapassar as adversidades. Quando desistir é o caminho mais fácil…



Por que a greve de fome é tão respeitada?

Porque a minha inteligência e meu conhecimento me dizem que o homem não vive sem se alimentar.

A minha fisiologia me diz: “Estou com fome!!!!”

Mas a minha vontade diz: “Só me alimentarei quando fizerem o que desejo…”

Tivemos o exemplo do grande pacifista que sempre pregou uma doutrina de não-violência. Fez greve de fome porque desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses.

E como um novo Gandhi tivemos há pouco tempo um bispo da Paraíba reabrindo a discussão sobre o tema causando grande repercussão na mídia. Quando falaram da transposição do Rio São Francisco.

Porque é a vontade acima da inteligência e do conhecimento!

Pense nisso na próxima vez que se detiver a frente de um empecilho.

É preciso acordar sua vontade adomecida, encorajá-la, acreditar que você consegue.

É preciso exercitar sua força de vontade!

Abraços e fiquem bem…

Nenhum comentário:

Postar um comentário